INFORMATIVO SAMAE

Publicado em: 22/05/2018 | Fonte/Agência: SAMAE | Autor: SAMAE

Whatsapp

 

Com 35% de hidrômetros obsoletos, o SAMAE inicia troca de equipamentos Troca de equipamentos deve ser realizada em toda a cidade, até 2019. Serviço deve diminuir o desperdício de água durante a medição nas casas.

Hidrômetros com mais de 5 anos de uso, o SAMAE iniciou a troca dos equipamentos para tentar reduzir as perdas na rede de distribuição, que representa metade da água tratada. A previsão é de que a conta fique mais barata ao consumidor após as trocas.

SAMAE Antonina possui muitos hidrômetros
com mais de 5 anos .
A troca dos equipamentos deve ser realizada em toda a cidade e começou pelos pontos mais críticos, que estava parado ou avariado.

"Praticamente, metade do que se produz é jogado fora dessa água. Com isso, reduzindo as perdas, trocando os hidrômetros e tendo consumo consciente nós temos maior disponibilidade de água" explica a direção da empresa responsável pelo saneamento básico.

As substituições seguem critérios técnicos que incluem desde variações significativas no valor da conta de água, dificuldades visuais para proceder a leitura e vida útil do equipamento. A recomendação do InMetro é que os hidrômetros sejam substituídos a cada cinco anos.

“Essa é uma medida de eficiência para a SAMAE, pois a confiabilidade do equipamento nos dá as condições necessárias para quantificar o volume real de água consumido na cidade. Para o cliente a substituição também é muito benéfica à medida que vai garantir mais precisão na hora da leitura”
A direção afirma que os novos medidores já vem com o selo do Inmetro, que vai medir exatamente a água que está sendo consumido. Por isso, o coordenador de operações alerta a importância de que o usuário acompanhe a evolução do consumo após a troca.

Antonina tem cerca de 7 mil hidrômetros instalados e a previsão é de que até 2019 sejam trocados todos os que tem mais de cinco anos de uso.

Hidrômetros velhos seriam uma das causas da perda de água, superior a 50%.


Imagens