O SAMAE divulgou na última semana o relatório anual de desempenho empresarial de 2017, dentre os investimentos realizados na Autarquia, destacam-se as obras de recuperação estrutural e impermeabilização de dois reservatórios dos maiores sistemas de estações de tratamento da cidade: Itapema e Central.
Os dois reservatórios nunca passaram por nenhum tipo de manutenção preventiva e corretiva, apresentavam muitas manifestações patológicas no concreto como rachaduras, trincas, fissuras, corrosão de armaduras, degradação do concreto culminando em grandes vazamentos. A preocupação do Prefeito José Paulo Vieira Azim, representada na gestão do SAMAE, sobretudo com o desperdício de água e progressiva degradação do sistema de abastecimento culminou em esforços para priorizar a realização tais obras, inéditas no Município de Antonina, ainda no primeiro ano de gestão, 2017. A obra do Itapema, que teve duração de 3 meses, foi concluída em julho de 2017 e foi feita com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Antonina, enquanto a obra da ETA Central, iniciada em dezembro de 2017 e concluída em janeiro de 2018, foi feita com recursos próprios do SAMAE. Os reservatórios foram recuperados estruturalmente e impermeabilizados com materiais de alta tecnologia, que garantirão uma maior vida útil e durabilidade ao sistema.
Os vazamentos encontrados nos reservatórios eram de grande proporção e desperdiçavam um grande volume de água. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa, 2015) as perdas de água em um sistema de abastecimento possuem inúmeros prejuízos, dentre eles: eleva sobremaneira os custos com energia elétrica, insumos para o tratamento, mão de obra, indenizações, aumenta a produção de esgoto doméstico, provoca paradas do sistema para manutenção, piora a qualidade do serviço ao usuário, põe em risco a saúde pública e afeta diretamente a disponibilidade do recurso hídrico para os diversos usos e manutenção do equilíbrio ecológico do meio, bem como resultam em perdas de receitas operacionais e em desequilíbrio financeiro do prestador de serviço.
Para o ano de 2018 a previsão de investimentos da Gestão Zé Paulo no sistema de abastecimento do SAMAE está a todo vapor. Dentre eles, o foco na redução do índices de perdas de água, através de projetos eficientes, troca da rede antiga e modernização das ETA’s, além de alternativas de reativação de sistemas paralisados para aumentar a oferta de água para o Município.
Imagens antes da recuperação do reservatório Itapema.
Foto 1: Reservatório Itapema com diversas rachaduras e constante vazamento.
Foto 2: Intensidade do vazamento demonstrado através de calha.
Imagens após a recuperação do reservatório Itapema.
Foto 3: Rachaduras e trincas tratadas e reservatório impermeabilizado com argamassa polimérica de alta tecnologia.
Foto 4: Recuperação estrutural das trincas e rachaduras.
Imagens antes da recuperação do reservatório Central.
Foto 5: Dimensão das rachaduras do reservatório da ETA Central.
Foto 6: Boa parte da água desperdiçada era canalizada para uma caixa de drenagem ao lado do reservatório, dando para ver a dimensão do vazamento.
Imagens durante e após a recuperação do reservatório Central.
Foto 7: Tratamento das rachaduras das juntas com espuma e gel de poliuretano de alto desempenho.
Foto 8: Reservatório recuperado e impermeabilizado com argamassa polimérica de alta tecnologia.