Água Clorada: Segurança da População

O cloro é usado na desinfecção da água em todas as Estações de Tratamento, em nosso caso, de modo preventivo.
Todos sabem que a água sai pura da Estação de Tratamento, mas até ser consumida existe um longo caminho a ser percorrido e nesse percurso, ocasionalmente, pode ocorrer uma contaminação. Portanto, não podemos deixar de clorar a água, pois é a segurança da população contra doenças de veiculação hídrica.

Para esse processo usamos cloro extraído do sal de cozinha (cloreto de sódio), o qual é controlado por dosadores de cloro muito precisos, de acordo com as normas estabelecidas pela Legislação.

O cloro, usado corretamente, não é prejudicial á saúde, mas nós do SAMAE, entendemos que algumas pessoas são sensíveis ao seu odor e sabor. Por isso, contamos com a compreensão das mesmas para que possamos atingir nosso objetivo que é: distribuir água devidamente tratada e clorada.

Não abra mão de sua saúde, não deixe de tomar água clorada para tomar água sem qualquer tratamento, pois mesmo que a aparência da água esteja ótima, você poderá estar ingerindo água contaminada.


ÁGUA BRANCA: NÃO É EXCESSO DE CLORO

Muitas vezes, ao abrir a torneira, a água sai branca como o leite, mas não se assuste.Isso ocorre devido à liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos. Veja, ao abrir a torneira a pressão torna-se menor que no encanamento e o ar é liberado.

Na ETA o tratamento é feito somente através de decantação, filtração e cloração, e o cloro quando adicionado na água é incolor.

Se mesmo assim você ficar com receio faça o seguinte: deixe essa água branca em repouso, dentro de alguns minutos você observará que essa coloração desapareceu.

Agora que já está tudo esclarecido, aproveite dessa água sem medo.